segunda-feira, 29 de junho de 2009

SONANTES - Sonantes (2008)


Para voltar a ativa eu trago um disco que mexe com meus instintos, momentos domésticos, bebendo vinho ou cachaça, independente da situação eu gostaria muito que "VOCÊ E TODOS, VOCÊ" apreciasse ao menos uma música, uma vez, algum dia. Faria isso por mim?

A novidade tem nome, mas antes de revelar o "tin-tin de bom" que esse disco tem, vale lamber um pouco a tela e iniciar com a parte introdutória dessa fina estampa.

Apresento à você o projeto Sonantes, que nada mais é que o 3 na massa com uma vocalista fixa. Você deve estar se perguntando, O que é 3 na massa? Calma, isso é outra história.

O que vale agora é descrever um pouco sobre Sonantes que conta com a aveludada-sexy-certeira-acariciada-única voz de Céu, que das novas vozes do cenário "indie-MPB", podemos dizer assim, é a que mais me agrada e disputa um lugar no podium com as "divas-mestras" Vanessa da Mata e Marisa Monte, que só pelo fato dessa comparação existir é motivo de ficar feliz. Afinal são vertentes diferentes que se completam na igualdade. Confuso? Deixa prá lá.

Esse disco abusa da virtuosidade dos ritmos regionais, dub e música latina. Tudo isso com a mais nobre das intenções entre os ritmos. Você pode não gostar dessa mistura, mas o interessante é o resultado final, pois apesar da mistura abrangente, o projeto soa como brasileiro e a levada se torna única e admirável.

Lançado nos EUA pela Six Degrees Records, o disco conta com 10 faixas que se completam. Em outras palavras seria como se narrasse um filme cena a cena. Nada de apertar o shuffle de seu aparelho, a regra é seguir a ordem. Entendeu?

Comece pela faixa Carimbó e atento ao desenrolar de cada faixa, relaxe após Frevo de Saudade. Experiência realizada. Experiência recomendada.

Como toda obra tem a faixa mais interessante, ao menos de momento, eu aponto Toque de coito que conta com a participação de Suba da Fuloresta que dispensa qualquer tipo de comentários e Itapeva, que com a versatilidade de B-Negão faz justiça pelo que esse disco é capaz de fazer com você, pois o que ele fez comigo é um segredo não muito particular. Quem sabe um dia eu diga o que senti.

A pergunta que não quer calar. Vai encarar?

Sugue essa tripa.

Fabiano Miranda.